Chegamos ao meio do ano, o mês de julho mal começou e já traz consigo o gostinho de estarmos na metade do caminho, por isso, quero trazer para você dois temas muito importantes nesse momento: a Revisão do Planejamento estratégico e Feedback de meio de ano.
Parar, pensar, mudar e AÇÃO!
Iniciamos o terceiro Quarter de 2024 (Q3.2024) e chegou a hora de dar uma pausa na correria do dia-a-dia, olhar para os números do histórico dos últimos seis meses, fazer uma análise, replanejar e colocar bola em jogo novamente.
As estratégias da empresa devem ser vividas no cotidiano, e não ficar apenas no papel dentro da gaveta, por isso, esse é um excelente momento para você resgatar os planos que fez entre dezembro do ano anterior e janeiro do ano corrente e analisar os dados e os fatos.
Toda estratégia se desdobra em Ações reais, certo?
Logo, seu plano de ações para o ano de 2024 teve, e ainda tem, um grande número de To Do’s. Aqueles que já foram realizados nesse último semestre (ou que deveriam ter sido), nós iremos revisitar agora da seguinte forma, separando em três pilhas:
1ª Pilha: Vamos colocar aquelas ações que deram certo e devem ser replicadas e ter continuidade em outras unidades de negócio, produto, serviço, etc.
2ª Pilha: Essa será preenchida com as ações que deram algum resultado mesmo que pequeno, mas que tem potencial e que precisam apenas de alguma melhoria, alguma mudança ou investimento de recurso.
3ª Pilha: Essa é aquela em que vamos preencher com as ações que falharam ou que não estão dando o resultado esperado, essas irão (sem medo) para o lixo.
Quando falamos sobre Feedback, é o mesmo que direcionamento!
Feita a revisão das estratégias do negócio, sempre indico em minhas mentorias para que os líderes façam o agendamento com sua equipe para que, além dos desdobramentos e criação das novas metas, ainda façam o feedback de meio de ano. Claro que não indico essa conversa apenas no meio do ciclo anual, mas sabemos que nem sempre é possível formalizar esse processo.
Se você já fez nossa mentoria, vou relembrar aqui a técnica mais efetiva de que já testei sobre feedback, e se você ainda não participou do nosso processo de mentoria, vou ensinar algo valioso.
4 passos de como realizar um feedback de maneira efetiva:
1º - Agende o momento do feedback individualmente e coloque nas duas agendas com pouco tempo de antecedência, como um ou dois dias por exemplo.
2º - Prepare-se para esse momento. Consulte dados e resultados do liderado, leve anotações e revise as metas.
3º - No dia da conversa, seja receptivo, comece sempre falando sobre fatos e dados, e nunca sobre a sua opinião e depois explique o impacto positivo ou negativo que aquela ação trouxe para a área/negócio. Deixe seu liderado falar, lembre-se que um feedback não é um monólogo ou puxão de orelha.
4º - SEMPRE finalize um feedback com um ACORDO.
O Lideraê pode te ajudar nos temas de Planejamento estratégico e feedback. Em nossas mentorias todos os Líderes não só aprendem como fazer, mas também acompanhamos a construção e a implantação. Nós damos as ferramentas certas, ensinamos a realizar a elaboração e vamos te acompanhar na execução. Vamos Juntos!
Comments