Objetivos, Indicador de Desempenho, Goal ou KPI (Key Performance Indicator), não importa o termo, o fato é que todos nós temos que apresentar esclarecimentos aos superiores de como estamos trabalhando para entregar RESULTADOS.
Ao nos tornarmos Líderes deixamos de prestar contas apenas sobre o nosso trabalho e nossa produção e passamos a ser responsáveis pelos resultados da toda uma equipe. Por vezes não temos acesso a processos estruturados ou aqueles que existem não atendem às novas exigências e demandas, por isso, temos que ter em mente uma estratégia central que nos levará a conduzir pessoas a cumprirem metas.
É importante saber que pessoas escolhem seguir líderes que sabem para onde estão indo, por este motivo é imprescindível que você tenha um planejamento bem estruturado com a meta mensurável e com prazos para cumprimento compatíveis. Certifique-se também das ações reais a serem tomadas e quem irá realiza-las.
Ter uma equipe engajada significa que as pessoas deste grupo sentem uma ligação com o trabalho e o fazem por vontade própria e não por dever de obrigação. Envolva sua equipe no seu planejamento, comunique quais são os objetivos e chame-os para dar ideias e sugestões. Após atribuir tarefas a cada um pergunte o que eles precisam de você e tome atitudes para garantir o alcance das metas.
Reconheça os esforços individuais, faça o possível para fornecer palavras de apoio e dicas de desenvolvimento. Lembre-se de não apontar apenas os pontos negativos , isso poderá desmotivar a equipe, mas também não se limite aos elogios, seja sincero e realista. Ofereça incentivos para aquele que apresentar maior desempenho, use a criatividade e não espere apenas da empresa, pense naquilo que vai agradar.
Conduzir pessoas a atingir resultados é uma arte. Um líder com um planejamento estratégico sólido e que promove o engajamento dos colaboradores contribui favoravelmente ao ambiente produtivo e inspira e forma pessoas comprometidas com o sucesso e que permanecem por muito mais tempo na empresa.
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