top of page
Glaucia Bahio

Os impactos do PENSAMENTO POSITIVO

Cultivar pensamentos positivos faz toda a diferença em nossas relações, nossa qualidade de vida e em nosso estado geral de saúde mental e emocional, mas você sabia que existem impactos na saúde física também?


A neurocientista Carla Tieppo, professora da FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), explica que o pensamento positivo começa a trazer mudanças a depender do sentimento que ele provoca. “Essas reações geram determinadas construções químicas no nosso cérebro, como liberações de hormônios, manipulação de neurotransmissores, que produzirão efeitos fisiológicos, ligados ao sistema endócrino, e que, por isso mesmo, são poderosos no ponto de vista da nossa qualidade de vida”.


Para mantermos pensamentos e emoções positivas alguns autores explicam o significado disso e nos trazem os conceitos dessa prática. Para Norman Vincent Peale, escritor americano e autor do livro “O Poder do Pensamento Positivo": o pensamento positivo é a habilidade de enxergar além das dificuldades, é a capacidade de procurar soluções e absorver o aprendizado junto àquele momento”.

Pensar positivo é acreditar que o ser humano precisa enfrentar algumas adversidades, alguns momentos difíceis para ter a oportunidade de conhecer e viver algo melhor. Pensar positivo é errar e ter a certeza de que aquilo serviu para o seu aprendizado e crescimento pessoal ou profissional.


NÃO É MODA, É OBSERVAÇÃO DA NATUREZA HUMANA


E se você acredita que esse tema está na moda e que foi inventado por Gurus de Autoajuda não poderia estar mais errado. Essa observação da natureza humana já foi descoberta e vem sendo divulgada há gerações. Veja que durante períodos distintos da história e em locais bem distantes pessoas de diferentes áreas do saber já compartilhava esse conhecimento:


“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Provérbios 4:23


“A mente é tudo. O que você pensa, você se torna. Somos moldados por nossos pensamentos; nós nos tornamos aquilo que pensamos.” Sidarta Gautama


“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.” Mahatma Gandhi


CUIDADO COM A POSITIVIDADE TÓXICA


Até aqui já entendemos que os Pensamentos e Sentimentos positivos têm impacto significativos em nossas vidas certo? Mas não estamos falando sobre Positividade Tóxica ou Síndrome de Poliana, aquele viés subconsciente para o lado positivo de tudo.

“Qualquer tentativa de escapar do negativo — evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo — falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o F*da-se.

 

É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo: impor a nós mesmos — ou aos outros — uma atitude falsamente positiva, generalizar um estado feliz e otimista seja qual for a situação, silenciar nossas emoções "negativas" ou as dos outros.

É claro que as coisas não acontecem assim, mas a Psicologia explica os efeitos do pensamento positivo para a sua vida: ele pode influenciar seu comportamento e gerar ações mais saudáveis.

 

ESCOLHA A POSITIVIDADE


O livro The Optimistic Child (A Criança Otimista, sem edição no Brasil), explica que o pessimista não nasce, mas é criado. "Aprendemos a ser pessimistas pelas circunstâncias da vida." No entanto, ele também disse que podemos lutar contra esse pessimismo e transformar nossos pensamentos negativos em mais positivos.


Vamos desligar e evitar más notícias, fofoca, críticas, julgamentos, reclamações e nos alimentarmos de bons pensamentos, hábitos e palavras. Já dizia o ditado “Nossa boca fala aquilo que o coração está cheio”, por isso, vamos consumir notícias, informações e relações saudáveis e positivos. Aqui estão algumas dicas para ajudar no dia-a-dia:


·        Mantenha um diário com tudo aquilo pelo que você é grato;

·        Faça uma boa ação para alguém;

·        Assista filmes engraçados e motivadores;

·        Assuma a responsabilidade dos seus atos;

·        Pratique meditação e espiritualidade.

Comments


bottom of page